Devido ao fortalecimento econômico, os EUA exercem um grande poder sobre os organismos financeiros internacionais, forçando a abertura da economia de países subdesenvolvidos, no entanto, possui medidas ou políticas protecionistas em relação à entrada de produtos estrangeiros em seu país criando taxas alfandegárias, além de exercer um forte poder de manipulação sobre o mercado internacional.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjdZjEIkmRhSaBiDFRiyn1LokJLTf8PT1TzHSE3hvi8MGHWtswqm0AtMzwwaXNwuPCWrQkyWHyZ56nbwMiqn2zCdzZldE-HspnTqdAhz6rZEQDRoX_zFS1tRNn1tg5BiHiBfjvpQ5pkrxml/s400/Estados-Unidos-01.gif)
Os EUA se destacam como potência no seguimento militar. Desde o final da Segunda Guerra foram realizados elevados investimentos nas forças armadas, até mesmo no período da Guerra fria (entre EUA capitalista e URSS socialista) que podia eclodir uma guerra a qualquer momento.
Mas toda essa hegemonia pode entrar em declínio, segundo alguns estudiosos, provocado principalmente pela ameaça de paises como Japão, Tigres Asiáticos e Alemanha, absorção de produtos importados por parte dos americanos deixando saldos negativos em sua balança comercial.
Texto por:Maria Luisa Carbonar,Karoline Carvalho,Natalia Krzyuy e Victotia Barboza
Em minha opinião os Estados Unidos estão se aproveitando de ser a maior potência mundial forçando os paises subdesenvolvidos abrirem a sua economia. Anna 8ªD
ResponderExcluirEu acho que os Estados Unidos se aproveitam por serem a maior potencia mundial,assim tirando costumes de muitas pessoas,como a anna disse,os paises subdensenvolvidos são forçados a abrirem a sua economia,fazendo assim os EUA ir "roubar" bens desses paises. Gabriela 8ªD
ResponderExcluirEm minha opinião os Estados Unidos se aproveitam de todos os países, e além disso eles só são uma grande potência porque eles exploram os países subdesenvolvidos indo "roubar" os bens desses países como disse a Gabriela, mas também nós temos nossa parcela de culpa, pois aceitamos tudo o que os Estados Unidos nos empõem.
ResponderExcluirNayara Nadal Guandeline 8ª D
Como a Anna disse os Estados Unidos estão se aproveitando de ser a maior potência mundial, e creio que todos devemos tentar nos conscientizar e dar mais valor aos nossos produtos e serviços.
ResponderExcluirAmanda Lara Staut 8ª D
Como sabemos o Estados Unidos é uma grande potencia e tem grande influencia mundial assim fazendo o processo de aculturação nos países subdesenvolvidos. Então temos que nos impor a não deixar os estados unidos entrar em nosso países e roubar as nossas matéria primas.
ResponderExcluirWillian dos Santos Junior 8ºD Nº37
Para mim,os Estados Unidos hoje são realmente a maior potência mundial em termos econômicos e culturais,por isso vemos em quase todos os lugares onde vamos uma restaurante McDonald's.É clara sua hegemonia e infelizmente não podemos fazer nada com a situação atual,mas um dia espero que seja diferente.
ResponderExcluirLuiz Gustavo F. Dalssoto-8ªD
Em minha opinião os Estados Unidos é um país muito influente, porque como já foi dito e sabemos a sua cultura é muito divulgada pelo mundo exemplos disso é as musica e os filmes que cada vez mais se torna comum ver brasileiros preferindo musicas e filmes dos Estados Unidos em vez dos produzidos aqui no Brasil.
ResponderExcluirValeska G.Margraf 8ªD
Os Estados Unidos são sim uma grande potência e mandão sim no mundo... mas é claro que eles abusão um pouco, porem, todavia, entretanto, acredito e tenho certeza de que sem eles o mundo seria bem diferente, já que eles são os que administram o mundo, e sem eles o mundo seria um caus. Então eu prefiro ter um capitalista no poder do que um socialista.
ResponderExcluirBruno 8ª D
Os EUA influênciam muito nas culturas dos outros países, com empresas multinacionais, como MC, Burguer King, Coca-Cola, etc. Mas acho que os brasileiros, deviam se conscientizar, e dar valor aos produtos e serviços brasileiros.
ResponderExcluirCaroline D. Dias 8ªD
Os EUA influênciam o mundo inteiro, com suas culturas,língua, economia e com as multinacionais, como já citado ( Mc Donald's, Burger King, Coca-Cola, Microsoft, etc). Na parte economica, vamos dar um exemplo da crise economica, que assim como os EUA, muitos outros países foram afetados pela crise. Mas acho que atualmente, outros países como a China, pode tomar o seu lugar.
ResponderExcluirVictor K. Kay 8ªD
Como já foi dito aqui várias vezes os Estados Unidos é a maior potência mundial e a estratégia estadunidense geral visa preservar a aproximação com o Brasil, dos benefícios da influência hegemônica e da liderança norte-americana no hemisfério.
ResponderExcluirBruna Kouba 8ªD
Na minha opinião, como os Estados Unidos é uma grande potência mundial, consequentemente a sua influência sobre os demais países é grande. Pois se olharmos ao nosso redor, a maioria das coisas que comemos, vestimos e utilizamos, são de industrias internacionais. Como o Mc Donald's, Nike, Coca-Cola, etc. E também podemos dizer que existem outros países que estão tendo como base a economia e a industrialização americana, para que algum dia possam ser uma grande potência como os Estados Unidos. Tissiane Prestes - 8ªD
ResponderExcluirNa minha opiniao os Estados Unidos aproveita de mais dos paises menos desenvolvidos, mesmo tendo suas riquezas ele vai e explora os outros paises, só porque ele é a 1° potencia do mundo nao quer dizer que ele pode fazer o que ele quiser com os paises inferiores a ele.
ResponderExcluirFernando Eiji Fujii 8ªD
Os Estados Unidos já é uma superpotência, mas a cada ano que passa ele vem se fortalecendo mais, através das multinacionais que ele abre nos países subdesenvolvidos, fazendo com que percamos alguns de nossos costumes, para nos adaptar aos deles.
ResponderExcluirIzabella Antunes nº15 8ªD
Os Estados Unidos é uma grande potência, com uma grande influência em países menos desenvolvidos. Eles têm várias multinacionais espalhadas pelo mundo, como a Coca-cola, que é uma das principais multinacionais estadunidenses. Pedro Dezanet 8ª D
ResponderExcluirEm minha opinião, o Estados Unidos abusa do poder que, na teoria, lhe pertence. Acha que sua cultura, seus gostos e preferências são superiores à de outros países, na maioria das vezes, subdesenvolvidos. E esses países, deixam um "espaço" para o EUA se infiltrar. Como o Victor abordou, um exemplo disso, é uma das crises que invadiu os Estados Unidos, onde as consequências foram sentidas, não só por eles, mas por muitos outros países subdesenvolvidos e até desenvolvidos, dependentes deste.
ResponderExcluirMas já estamos vendo uma promessa de potência mundial, a China, a qual eu acho que terá um grande papel na economia mundial.
Mariana F. Sequinel 8ªD n° 25
Estados Unidos é influenciável por vários países,os brasileiros não dão o valor pelo o que eles produzem mais liga muito pelo o que o EUA produz e vende,lá nos Estados Unidos a tecnologia é bem mais avançada que a do brasil,isso é um dos motivos por ele ser influenciável.-Giordana Matras 8°D
ResponderExcluirOs EUA como uma grande potência possui muita influência em vários países tanto desenvolvidos como subdesenvolvidos, além de o seu idioma ser considerado o principal e atualmente necessário.
ResponderExcluirOs Estados Unidos influencia o mundo todo, várias empresas criam filiais em outros países e divulgam sua cultura, também através de filmes, músicas.
ResponderExcluirIsabela Grein 8ªD
Os EUA nos enfluencia mais do que pensamos.Mais de uma certa forma colaboramos com isso adquirindo os produtos fabricados pelo proprio EUA.
ResponderExcluirRhamana 8°D
Na minha opinião os Estados Unidos é tem bastante influencia ,pois exercem um poder financeiro grande.
ResponderExcluirUma das coisas que ajuda eles a terem mais poder somos nós ,porque ja tivemos ou temos alguma coisas fabricada por eles.
Larissa 8ªD
Na minha opinião,os EUA é a maior potência,e também é influenciável por vários países,trazendo muitas vezes informações,tecnologia,música,cultura...Mas também nós mesmos colaboramos com isso,indo viajar pra lá,falando a língua deles,ouvindo o tipo de música,vendo filmes,e várias outras coisas,que influenciam muito.
ResponderExcluirAo meu ponto de vista,o Estados Unidos,devido também à sua cultura nacionalista,é um país muito egoísta e impõe-se sobre os outro a fim de sempre querer mais e mais,porém é desse mesmo país de onde sai os melhores filme e quase todas as melhores tecnologias.(Giovane Hein 8D nº11)
ResponderExcluirHoje em dia os Estados Unidos divulgam tanto a sua cultura, que, em minha opinião, impede que outros países possam mostrar seus hábitos e cultura.
ResponderExcluirRenata 8°D
Os EUA são sim um país muito influente e eles sabem usar muito bem essa influencia a seu favor. Como o texto cita ele é um grande produtor de armamentos, por conta da Guerra Fria, e temos que saber que se explodir mais uma guerra, como por exemplo pela água, eles seram muito fortes,porém temos que lembrar,como o texto também cita,das novas superpotências, principalmente as asiáticas que estão literalmente 'acabando' com as tecnologias produzidas pelos Estados Unidos. Temos que citar sua influência cultural,na música, na língua, no cinema e em muitas outras áreas que, por enquanto, ainda são domínio estadunidense.
ResponderExcluirBeatriz-8ªD
Os Estados Unidos por serem uma grande potencia mundial, exerce uma enorme influência sobre os países que não são tão desenvolvidos quanto ele. Pego como exemplo o Brasil. Todos nós pelo menos temos 1 produto importado, que venha dos EUA. Não só por isso, mais ele também nos influencia em questão de cultura, aparelhos eletrônicos, alimentação e até no modo de vestir. Eu acho que nós brasileiros tínhamos que valorizar mais o que é do nosso país e tentar se influenciar menos pelos Estados Unidos. - Maria Fernanda Pinheiro Machado - 8ª D
ResponderExcluirNa minha opinião, os Estados Unidos, como grande potência, tenta manipular os outros países, tanto desenvolvidos, como subdesenvolvidos, para que a economia de cada país, fique a seu favor. Além disso, os Estados Unidos exerce uma grande influência sobre a mídia, dependendo da ocasião, até pode manipular as notícias que vão ser passadas, para mostrar apenas o seu lado ‘bom’, e deixar de lado, o lado ‘ruim’, que muitas vezes ninguém sabe. - Mayra Santi 8ªD
ResponderExcluir